sábado, 12 de dezembro de 2015

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE LAURO DE FREITAS EMPOSSA NOVOS ACADÊMICOS E REALIZA HOMENAGENS

A noite do dia 4 de dezembro foi especial para a Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas-ALALF, que realizou no auditório da Unime uma Sessão Solenidade para posse de novos Acadêmicos, comemoração de cinco Anos de Fundação, encerramento do Ano Acadêmico e teve a honra de homenagear pessoas físicas e jurídicas do Município, que apoiam a arte e a cultura. A Presidente Janeide Borges abriu a Sessão ressaltando a importância do evento e abordando as realizações da instituição.

                                      

Na programação, foi apresentado ao público um Vídeo Institucional; recital de Poesias, com os poetas Ray Santana e Josue Ramiro; mostra do Espetáculo África para além dos seus olhos” e recital, encenado pelos alunos do Colégio Paraíso MáximusKids e apresentação da Performance do Grupo Raízes.

                                       

Foram empossados os Sócios Efetivos
Antônio Claudio Sampaio Nogueira, ocupando a cadeira número 11, sendo Patrono João Arcanjo de Oliveira (João Expresso). Formado em licenciatura e bacharelado em Geografia na Universidade Federal da Bahia; 

Dulce Moreira Sampaio, ocupando a cadeira número 05, sendo Patrono Silva Campos. Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar (UFBA-BA) e escritora;

Suely de Melo Calixto Caldasocupando a cadeira número 06, sendo Patrono Hermano Gouveia. Secretária de Educação do Município de Lauro de Freitas (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1984) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005).

  
Sócios Honorários:
Anúbis Cedraz, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, empresária, possui ateliê próprio onde atua também como professora de pintura sobre tela há mais de 14 anos; 
Flávio Ribeiro, arte-educador, Desenhista e Pintor. Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia;

Sirlene de Brito Lisboa, especialista em Estudos Interdisciplinares sobre Educação Básica – UFBA (2011) Licenciada em Letras Vernáculas – UFBA (2006);

Wiily Castro Haendel, músico, autodidata, possuiu cinco CDs gravados. Sua carreira profissional teve início em 1980, fez tournée na Europa e Sul-Sudeste do País e;

Osmarosman Aedo, soteropolitano, escritor, poeta, produtor, músico, cantor, arranjador e compositor, participou de diversas Antologias Poéticas.


Homenagens com Menção Honrosa:
Revista Vilas Magazine,que foi representada pelo diretor e editor, Carlos Luiz Accioli Ramos;

Empresa Riobel Brasil Kirin, representada pelo executivo Antônio Carlos Farias de Andrade; 
Jaime de Moura Ferreira, escritor, ambientalista, professor universitário, consultor organizacional e Sócio Fundador do Rotary Club Lauro de Freitas e; 

Debora Fontes Palmeira de Cerqueira,  graduada  Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Católica do Salvador (1984), Psicopedagoga e doutorado em PHD - American World University (2006).

Homenagens com certificado Mestre da Cultura Popular:
Florisvaldo Soares de Azevedo (Paizinho), que chegou na antiga cidade de Santo Amaro em 1947, quando conheceu o Samba de Viola, atualmente tombado pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; 
Nivaldo Portela, Artista Plástico, desde cedo demonstrou inclinação para os desenhos, é programador visual da Festa do largo do Caranguejo, através de suas obras e;
Evandro Menezes da Costa (Tenga Menezes),  a música de sua autoria Brilho Beleza, mais conhecida como “O Negro segura a cabeça com a mão e chora”, bateu recordes de regravação.
Abrilhantaram o evento o Presidente do Rotary Club Lauro de Freitas, José Bonifácio; Presidente Fundador do Lions Club Eliano Barroso; o empresário Roberto Margalho e sua esposa Magda Mascarenhas; rotarianos, artistas; poetas e representantes de segmentos diversos.


Apoio cultural: Coreografa Anália do Valle, Unime, Gráfica Tipo Set, Arte Cedraz e Colégio Paraíso MáximusKids Paraíso.

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE JANEIDE BORGES NO ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DA ALALF.

Presidente Janeide Borges abrindo a noite no Evento promovido
pela ALALF no dia 04 de dezembro/2015. 
"Senhoras e Senhores,
Confrades e Confreiras, autoridades, parceiros, familiares e amigos que aqui se juntam a nós, abrilhantando, com suas presenças, esta bela noite para compartilhar as honras deste momento de reconhecimento, ao qual agradeço ao ser supremo a oportunidade de estarmos aqui reunidos para uma celebração digna de comemoração, alegria, emoção e orgulho para todos os Acadêmicos e convidados presentes, e àqueles que aqui estão em pensamento.

Neste momento, reverencio as memórias do Patrono da ALALF,  o saudoso confrade Raimundo das Neves e do patrono da cadeira nº 03, a qual ocupo,  Antônio Pereira dos Santos, Seu Caranguejo,   na emoção de  estarmos durante cinco anos    representando as Letras e Artes no município e   neste momento de comemoração da  Fundação da ALALF reafirmamos este compromisso realizando:   
A posse de novos Acadêmicos Efetivos e Honorários;
Menção Honrosa a  pessoas físicas e pessoas jurídicas,
Homenagem aos  Mestre da Cultura Popular  do Município, e encerramento do Ano Acadêmico 2015.
Parabenizo aos Acadêmicos pela criteriosa seleção dos   homenageados,  como prova do nosso apreço e admiração pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade.
Parabenizo a coordenação do evento e a Comissão de Posse, pelo primor na organização dessa Solenidade.

 A Academia, fundada em 17 de julho de 2010, por um grupo de abnegados literatos, que conduziram o culto a literatura e a arte como dever de todos, conseguiu   agregar valores e uma posição de destaque no Município pela forma que se instituiu,  realizando   planos estruturados, com resultados e parcerias consistentes, com instituições de representatividade e atuação exitosa no Município.  
   Neste momento se faz necessário expor as mais importantes realizações e fazer o registro e agradecimento aos Acadêmicos Fundadores e, em especial, a parceria com a UNIME, que nos acolhe desde a Fundação.
Durante esses cinco anos, a ALALF buscou estreitar os laços com os diversos segmentos, sobretudo os ligados a arte e a cultura, apoiando e promovendo projetos e eventos os quais destacamos:
I Prêmio Lauro de Freitas de Literatura; Encontros anuais de Escritores e Gráficos; apoio a Bibliotecas Públicas, com doações de livros e materiais específicos; apoio a exposições de artes; Homenagens a pessoas físicas e jurídicas, ligadas a arte,  cultura e literatura; realização trimestral de Saraus Encontro de Artistas; apoio a lançamento de livros de autores diversos; apoio as manifestações culturais, criação da Bibliodigital Gildásio Freitas, contemplando formação de acervo de autores locais,   Seminário para Construção do Plano Global da ALALF, entre outros ações em andamento como a I Antologia de Poesias de Lauro de Freitas.
Comprovadamente entendemos o quanto é  Fundamental para a ALALF agregar cada vez mais Confrades e Confreiras imortalizando assim  a memória da literatura.
Nesses cinco anos incorporamos criteriosamente, literatos, historiadores, professores, empresários, editores, gráficos, artistas plásticos, terapeutas, músicos, compositores, cantores, poetas, ambientalistas, entre outros, que constituem a instituição, como Sócios Fundadores, Efetivos, Honorários, Correspondentes e Voluntários.   
 Na noite de hoje, sentimo-nos honrados e orgulhosos, pois estaremos empossando acadêmicos, contemplando pessoas  com certificação de  Menção Honrosa e  Mestres da Cultura Popular.
  Desejamos que abracem este momento de vossas vidas, sem perder de vista o legado que terão que deixar na bagagem que trazem hoje e naquela que irão consolidar junto a ALALF, que reconhecemos como de relevantes serviços à construção da memória e patrimônio cultural e artístico do Município de Lauro de Freitas.  O nosso desafio social, cultural e linguístico é imenso!
Está cada dia mais raro encontrar pessoas com este perfil profissional por isso devemos cultivar, reconhecer, valorizar e tornar mérito os padrões ideais como valores sociais.
        “Escrever e expressar- se através da arte é doar ao mundo aquilo que existe dentro do nosso mundo”.
       
 Bem Vindos, Profissionais brilhantes! Esta casa os acolhe com alegria! Vocês são exemplos de ética e cidadania.
Porque estamos diante de um mundo que tanto oferece e tanto nos tira? Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Todavia, estamos cientes dos desafios que este século XXI nos impõe. A verdade é que vivemos na  época  da  velocidade, das gigantes aeronaves, da Internet, do WhatsApp, do Twitter, mas  nos  sentimos  enclausurados no tempo da ciência revolucionária, da tecnologia que fecha e abre mundos. 

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; a nossa inteligência, insensíveis e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Dizemos uma coisa e fazemos outra; as pessoas precisam se melhorar. Tudo isso é um apelo  eloquente  à  bondade  do  ser humano, um apelo à fraternidade, ao companheirismo, à união  de  todos nós em prol do bem comum. E um desses bens maiores reside no mundo das letras, da literatura, da arte, que é a expressão da sociedade, assim como a palavra é a expressão do ser. Que este espirito de fraternidade contagie a todos neste mês de festas natalinas!  Desejamos a todos Boas Festas e um feliz e Prospero Ano Novo!


Muito OBRIGADA!"