segunda-feira, 20 de julho de 2015

Prefeitura de Lauro de Freitas inicia projeto “Cuidando da Memória”


Como iniciativa pela salvaguarda ambiental do Rio Ipitanga e visando a fortalecer o reconhecimento de sua importância na preservação das pertenças ancestrais de matriz indígena no território, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - PMLF realiza, nesta terça-feira (21), às 10h, a ação “Cuidando da Memória”.
A cerimônia acontece na Conha Acústica Roger Batera, situada no Centro de Lauro de Freitas, às margens do Rio Ipitanga, considerado o berço ancestral do território municipal.
O projeto “Cuidando da Memória” faz parte do calendário de celebrações da Emancipação Política Municipal de Lauro de Freitas, um momento oportuno para a reflexão sobre a identidade, memória, história e ancestralidade local.
No evento estarão presentes,  autoridades, artistas, ativistas ambientais, lideranças locais e a comunidade que reside na região.
21 de Julho: Dia da Memória do Ipitanga
Celebrado em honra ao poeta Tude Celestino de Souza (falecido em 21 de Julho de 1989), cujo pensamento registrara a mais veemente defesa da ancestralidade ipitanguense, o Dia da Memória do Ipitanga é objeto de projeto de lei municipal proposto pela câmara de vereadores e motivou a iniciativa da ação "Cuidando da Memória", que se integra às celebrações de 31 de Julho -  Emancipação de Lauro de Freitas, evidenciando o reconhecimento do Rio Ipitanga como elemento fundamental para a preservação da memória dos povos tradicionais indígenas, além de apresentar a potencialidade do etno-empreendedorismo e turismo étinico no município de Lauro de Freitas.
Serviço
O que: Projeto “Cuidando da Memória”
Quando: 21 de julho às 10h
Onde: Concha Acústica Roger Batera (Centro - Lauro de Freitas)


Tina Tude
(Justina Souza)
www.atitudecelestina.blogspot.com
+55 71 8846-1937 (Vivo-WhatsApp)
"O que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana"
(Vygotsky)
Tina Tude é atriz e educadora.  Fundadora do CMCLF - Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e membro da ALALF - Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas. Além de intérprete e guardiã da obra do poeta Tude Celestino de Souza, colabora com iniciativas pela educação e cultura, como Amantes de Conhecimento, Cepa e Fala Escritor. Ativista social, agente cultural e  consultora educacional, é
Idealizadora e Presidente de Honra da ONG ATiTude CelesTina - Educação, Cultura, Cidadania e Ambientalismo, que atua em ativismo pela salvaguarda das pertenças ancestrais e identidade ipitanguense no território do município de Lauro de Freitas - RMS - Bahia - Brasil.