sábado, 12 de dezembro de 2015

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE JANEIDE BORGES NO ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DA ALALF.

Presidente Janeide Borges abrindo a noite no Evento promovido
pela ALALF no dia 04 de dezembro/2015. 
"Senhoras e Senhores,
Confrades e Confreiras, autoridades, parceiros, familiares e amigos que aqui se juntam a nós, abrilhantando, com suas presenças, esta bela noite para compartilhar as honras deste momento de reconhecimento, ao qual agradeço ao ser supremo a oportunidade de estarmos aqui reunidos para uma celebração digna de comemoração, alegria, emoção e orgulho para todos os Acadêmicos e convidados presentes, e àqueles que aqui estão em pensamento.

Neste momento, reverencio as memórias do Patrono da ALALF,  o saudoso confrade Raimundo das Neves e do patrono da cadeira nº 03, a qual ocupo,  Antônio Pereira dos Santos, Seu Caranguejo,   na emoção de  estarmos durante cinco anos    representando as Letras e Artes no município e   neste momento de comemoração da  Fundação da ALALF reafirmamos este compromisso realizando:   
A posse de novos Acadêmicos Efetivos e Honorários;
Menção Honrosa a  pessoas físicas e pessoas jurídicas,
Homenagem aos  Mestre da Cultura Popular  do Município, e encerramento do Ano Acadêmico 2015.
Parabenizo aos Acadêmicos pela criteriosa seleção dos   homenageados,  como prova do nosso apreço e admiração pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade.
Parabenizo a coordenação do evento e a Comissão de Posse, pelo primor na organização dessa Solenidade.

 A Academia, fundada em 17 de julho de 2010, por um grupo de abnegados literatos, que conduziram o culto a literatura e a arte como dever de todos, conseguiu   agregar valores e uma posição de destaque no Município pela forma que se instituiu,  realizando   planos estruturados, com resultados e parcerias consistentes, com instituições de representatividade e atuação exitosa no Município.  
   Neste momento se faz necessário expor as mais importantes realizações e fazer o registro e agradecimento aos Acadêmicos Fundadores e, em especial, a parceria com a UNIME, que nos acolhe desde a Fundação.
Durante esses cinco anos, a ALALF buscou estreitar os laços com os diversos segmentos, sobretudo os ligados a arte e a cultura, apoiando e promovendo projetos e eventos os quais destacamos:
I Prêmio Lauro de Freitas de Literatura; Encontros anuais de Escritores e Gráficos; apoio a Bibliotecas Públicas, com doações de livros e materiais específicos; apoio a exposições de artes; Homenagens a pessoas físicas e jurídicas, ligadas a arte,  cultura e literatura; realização trimestral de Saraus Encontro de Artistas; apoio a lançamento de livros de autores diversos; apoio as manifestações culturais, criação da Bibliodigital Gildásio Freitas, contemplando formação de acervo de autores locais,   Seminário para Construção do Plano Global da ALALF, entre outros ações em andamento como a I Antologia de Poesias de Lauro de Freitas.
Comprovadamente entendemos o quanto é  Fundamental para a ALALF agregar cada vez mais Confrades e Confreiras imortalizando assim  a memória da literatura.
Nesses cinco anos incorporamos criteriosamente, literatos, historiadores, professores, empresários, editores, gráficos, artistas plásticos, terapeutas, músicos, compositores, cantores, poetas, ambientalistas, entre outros, que constituem a instituição, como Sócios Fundadores, Efetivos, Honorários, Correspondentes e Voluntários.   
 Na noite de hoje, sentimo-nos honrados e orgulhosos, pois estaremos empossando acadêmicos, contemplando pessoas  com certificação de  Menção Honrosa e  Mestres da Cultura Popular.
  Desejamos que abracem este momento de vossas vidas, sem perder de vista o legado que terão que deixar na bagagem que trazem hoje e naquela que irão consolidar junto a ALALF, que reconhecemos como de relevantes serviços à construção da memória e patrimônio cultural e artístico do Município de Lauro de Freitas.  O nosso desafio social, cultural e linguístico é imenso!
Está cada dia mais raro encontrar pessoas com este perfil profissional por isso devemos cultivar, reconhecer, valorizar e tornar mérito os padrões ideais como valores sociais.
        “Escrever e expressar- se através da arte é doar ao mundo aquilo que existe dentro do nosso mundo”.
       
 Bem Vindos, Profissionais brilhantes! Esta casa os acolhe com alegria! Vocês são exemplos de ética e cidadania.
Porque estamos diante de um mundo que tanto oferece e tanto nos tira? Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Todavia, estamos cientes dos desafios que este século XXI nos impõe. A verdade é que vivemos na  época  da  velocidade, das gigantes aeronaves, da Internet, do WhatsApp, do Twitter, mas  nos  sentimos  enclausurados no tempo da ciência revolucionária, da tecnologia que fecha e abre mundos. 

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; a nossa inteligência, insensíveis e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Dizemos uma coisa e fazemos outra; as pessoas precisam se melhorar. Tudo isso é um apelo  eloquente  à  bondade  do  ser humano, um apelo à fraternidade, ao companheirismo, à união  de  todos nós em prol do bem comum. E um desses bens maiores reside no mundo das letras, da literatura, da arte, que é a expressão da sociedade, assim como a palavra é a expressão do ser. Que este espirito de fraternidade contagie a todos neste mês de festas natalinas!  Desejamos a todos Boas Festas e um feliz e Prospero Ano Novo!


Muito OBRIGADA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário